Como Fazer Meditação em Casa

A meditação é uma prática extremamente saudável para o corpo e para a mente que se disseminou bastante em tempos antigos.

Diferente do que se imagina, a prática não é nova e existem registros de exercícios meditativos datados na China bem próximos de 300 anos a.C. na literatura taoísta.

Mas, embora fácil de ser realizada, a prática não ganhou tanta popularidade quanto tem hoje na época e o foco também mudou com o passar dos anos.

Inicialmente, o que era realizado para o aumento da concentração, acabou se tornando uma forma de relaxamento, numa época marcada por estresse e ansiedade.

No entanto, ainda hoje existem pessoas que usam a meditação não só para se livrar dos seus problemas, mas, para regrar todo um estilo de vida.

Por isso, visando ampliar a prática e dissemina-la ainda mais em prol da saúde, vamos conversar um pouco sobre o que é a meditação e como faze-la em casa.

O que é e pra que serve a meditação?

5 dicas de como introduzir as crianças na meditação | Blog Leiturinha

Como Fazer Meditação em Casa (Foto: Pixabay)

A meditação é uma prática bem antiga originária da China antes mesmo da aparição de Jesus Cristo, um marco histórico mundial.

Apesar das pesquisas direcionas à quando, de fato, tudo começou, persiste a crença de que essa técnica esteja necessariamente vinculada à religião.

Mas, até o momento, nada concreto é dito especificadamente sobre sua origem. O que se sabe é que começou no Oriente e rapidamente se disseminou ao Ocidente até chegar aqui.

Por muito tempo e, ainda hoje, essa prática é supervalorizada na ásia e, com a disseminação de informações através da internet, ela passou a ganhar popularidade ao redor do globo.

Mas, o foco da meditação deixou de ser religioso e ligado à concentração e a prática passou a complementar técnicas de relaxamento e paciência, onde novas descobertas foram encontradas.

Hoje, sabe-se que a meditação é benéfica de diversas maneiras.

Isso porque o indivíduo que a pratica desenvolve a sensação de entrar em uma nova dimensão de vida e dá a isso o nome de espiritualidade ou contato com o transcendente, gerando prazer e sensação de bem-estar.

De modo geral, segundo alguns estudos, o exercício mental promovido pela meditação pode ser comparado ao exercício físico propiciando controle de emoções, pensamentos e sensações do corpo.

Além de treinar o corpo, faz-se necessário treinar a mente para as dificuldades a serem enfrentadas durante o dia e como forma de prevenção a problemas ligados a ela.

Por isso, a meditação se enquadra como uma alternativa importante que liga corpo e mente num só.

Tem como fazer meditação em casa?

Meditação e exercício cerebral podem diminuir a ansiedade - SUPERA

Como Fazer Meditação em Casa (Foto: Pixabay)

Apesar de existirem turmas específicas para a meditação, não é impossível fazer em casa e muito menos deixar de meditar por falta de aulas particulares.

Com a chegada do YouTube, o estímulo ao autodidatismo cresceu e cada vez mais pessoas assumiram o compromisso de aprender coisas novas todos os dias.

E, com o tempo, a meditação se tornou uma espécie de prática diária a ser realizada para acalmar os nervos e viver de formam mais plena e consciente.

Sendo assim, ficam para o registro ao menos 3 exercícios de meditação para você tentar em casa.

Organize seu espaço

Pra meditar, você não precisa de uma sala exclusiva ou de grandes materiais. Apenas um espaço amplo, relaxante e silencioso.

Tenha em mente que meditar é “parar”, “estacionar um pouco a vida” e, consequentemente, pensar em grandes decisões de maneira imparcial.

Para isso, você vai precisar se acalmar e se livrar de tudo aquilo que te faz mal antes de começar. Lembre-se: meditar não é fácil e pode ser muito difícil ficar em uma posição por longos períodos de tempo sem tirar um cochilo ou se irritar no início.

No entanto, se perseverar, em pouco tempo vai conseguir visualizar grandes diferenças significativas no dia a dia.

Exercício de meditação nº1: Respire

No início, a meditação pode demorar bastante e você pode se sentir irritadiço ou inquieto em poucos minutos. Para reduzir isso, um dos exercícios principais passados para os iniciantes é o da respiração.

Inspire pelo nariz e expire pela boca. Faça longas e leves respirações. Comece de 10 em 10 e estenda até onde conseguir com o passar do tempo.

Pode ser que se sinta um pouco tonto no início pela oxigenação em excesso, mas, com o passar do tempo, é o que te dará tranquilidade.

Por isso, não menospreze o exercício.

Exercício nº2: Pense objetivamente

Se meditar é ir em busca de saúde mental, nada mais justo do que pensar em algo de maneira simples e clara nesse momento.

Afinal, meditar não é só respirar e permanecer num espaço por longos períodos de tempo, mas, refletir e aceitar novas sugestões e possibilidades.

Imagine ambientes tranquilos, cerque-se de pensamentos positivos e comece a racionalizar problemas como uma terceira pessoa a fim de resolve-los e amenizar seu estresse.

Exercício nº3: Positividade sempre

Talvez seja meio redundante ou até um pouco absurdo criar esse tópico para você, mas, não é.

A positividade é algo difícil de manter quando ficamos sozinhos ou paramos pra pensar em algum evento desagradável, o que acontece muito quando a mente dispersa.

Por isso, é importante adotar uma atitude mais otimista pra não cair mais ainda em depressão. Aprenda a ser positivo e agradecer pelas pequenas coisas. Pode te ajudar também em todo o percurso da sua vida.

Faça o primeiro comentário a "Como Fazer Meditação em Casa"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*