Simulador de Aposentadoria – Como fazer para Calcular?

Pensando em se aposentar, mas não sabe exatamente quanto tempo falta para conseguir o benefício? Existem diversos meios de calcular estas informações, usando o simulador de aposentadoria, disponibilizado pelo governo e também as ferramentas criadas por outras instituições.

Considerada um direito social, a aposentadoria é garantida pela Constituição Federal, estando disponível para todos os cidadãos que cumpram determinados requisitos, entre os quais ter contribuído com a Previdência Social durante um período mínimo.

Após alguns anos trabalhando, é comum começar a pensar na época da aposentadoria, para aproveitar os benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quanto mais cedo você se planejar, melhores frutos poderá colher futuramente, já que também tem a alternativa de fazer outros investimentos para garantir uma renda extra assim que não estiver mais no mercado.

Tipos de aposentadoria

Existem vários tipos de aposentadoria no Brasil, que atendem a diferentes perfis de trabalhadores. Estas modalidades podem sofrer algumas mudanças em breve, com a nova reforma da Previdência, mas por enquanto seguem as regras antigas.

Confira as modalidades de aposentadoria que existem no momento:

Aposentadoria por tempo de contribuição

Tipo mais comum e conhecido pela população, essa modalidade atende aos trabalhadores que contribuíram com o INSS por um período mínimo exigido pelo governo, que é diferente para os homens e para as mulheres.

Pelas regras atuais, o período mínimo de contribuição para se aposentar é de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens.

Aposentadoria por idade

Neste caso, o principal pré-requisito para requerer o benefício é a idade do trabalhador. Pela lei, as mulheres interessadas em se aposentar por essa regra devem ter pelo menos 60 anos de idade, enquanto os homens precisam de 65 anos, no mínimo.

Cabe ressaltar que esta idade mínima pode ser reduzida em 5 anos se o trabalhador for classificado como segurado especial, comprovando atividade no setor rural.

Mas não basta ter a idade mínima. O interessado também deve comprovar que fez pelo menos 180 contribuições à Previdência.

Aposentadoria por invalidez

Consiste em um benefício oferecido a qualquer trabalhador que se torne incapacitado de trabalhar e garantir o seu sustento devido a acidente ou doença grave. Para tanto, o solicitante precisa ter contribuído por pelo menos 12 meses com o INSS, mas há alguns casos em que não existe tal carência.

Ela é concedida ao beneficiário após uma rigorosa análise médica e é necessário que ele passe por uma nova avaliação a cada dois anos, para verificar qual a sua condição atual. Em caso de recuperação, o trabalhador perde o direito ao benefício.

Aposentadoria especial

É um direito concedido aos trabalhadores que tenham exposição habitual e permanente aos agentes nocivos químicos, biológicos e físicos. Além dos produtos perigosos, a exposição contínua e ininterrupta ao ruído e ao calor, por exemplo, também pode dar direito a esta modalidade de aposentadoria.

Neste caso, o tempo de contribuição pode ser reduzido para 25, 20 ou 15 anos, dependendo do tipo do agente nocivo. E para solicitá-la, o contribuinte precisa ter trabalhado pelo menos 180 meses no local insalubre, além de ter que comprovar a exposição aos perigos.

Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

As regras de aposentadoria para professores são um pouco diferentes das demais categorias. Os contribuintes que trabalharam na educação básica — educação infantil, ensinos fundamental e médio — precisam comprovar contribuição de 25 anos no caso das mulheres e de 30 anos no caso dos homens.

Simulador de Aposentadoria

Calculadora de aposentadoria do INSS

Agora que você já conhece as principais modalidades, que tal aprender a calcular aposentadoria? Uma das melhores maneiras de fazer isso é usando o simulador do INSS, ferramenta oficial disponibilizada pelo governo federal. A Previdência tem três tipos de calculadoras: Automática, Manual e de Valores.

Para usar a calculadora do INSS automática, acesse o site https://meu.inss.gov.br/central/#/ e faça o seu cadastro. A partir dos dados informados, o próprio sistema buscará as suas informações e vínculos trabalhistas registrados na base do INSS para calcular o tempo que falta para aposentar.

Já na calculadora manual, disponível no site https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/simulacao, não é preciso se cadastrar nem fazer login. Você escolhe entre aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuição e insere os dados manualmente. Para esta simulação, esteja com a sua carteira de trabalho em mãos e os demais comprovantes de pagamento do INSS.

Por fim, temos a opção de calcular o valor do benefício, fazendo a simulação no site https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml. Aqui, você também vai inserir as informações manualmente, para ter uma estimativa de qual pode ser o valor da aposentadoria.

Vale ressaltar que estes cálculos são apenas uma estimativa, não tendo nenhuma validade legal, mesmo sendo feitas em plataformas oficiais do governo. 

Outras calculadoras disponíveis

Além das ferramentas oficiais, existem diversos outros simuladores de aposentadoria gratuitos, que você também pode usar para verificar os detalhes referentes à sua previdência.

Outras opções disponíveis são:

Como solicitar a aposentadoria

Após calcular o tempo que falta para se aposentar você descobriu que já tem direito ao benefício? Então, é hora de procurar o INSS para verificar se realmente está apto à solicitação e dar entrada na aposentadoria.

Em alguns casos, você consegue solicitar aposentadoria pela internet, como na modalidade de aposentadoria por idade. Basta acessar o site Meu INSS e realizar o pedido online, fazendo um cadastro na página. Se tudo estiver certo, o solicitante recebe a resposta em um prazo bem rápido, pelo próprio sistema.

Para as outras modalidades, é necessário procurar a agência do INSS mais próxima para efetuar o pedido presencialmente. Mas antes de ir até lá, reúna toda a documentação para se aposentar e faça o agendamento do atendimento pela internet. No dia e hora marcados, basta comparecer ao local (se não puder ir, desmarque o agendamento).

Caso tenha alguma dúvida sobre as simulações e os pedidos de aposentadoria, vá à agência da Previdência mais próxima ou ligue para o telefone 135 (atendimento disponível de segunda a sábado, entre as 7h e as 22h). Tenha em mãos os seus documentos para facilitar o atendimento.

1 comentário a "Simulador de Aposentadoria – Como fazer para Calcular?"

  1. Geraldo Vieira do Nascimento | Setembro 13, 2022 às 12:55 pm | Responder

    Pretendo fazer o Simulador de Aposentadoria, checar a possibilidade de aposentar imediato.
    Dentro do preenchimento de todos os requisitos exigidos ou o mínimo.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*