Programa Nota Manaus – Como Funciona?

Talvez vocês se recordem de uma postagem sobre CPF na Nota aqui no blog e uma associação dela a programa de benefícios. O Nota Manaus é um desses programas que não foram abordados na ocasião.

Se vocês se lembram bem, atualmente temos aproximadamente 26 estados e meio que foi impossível falar sobre todos eles numa única postagem.

Sendo assim, surgiu a necessidade de não só citar por altos, mas, detalhar o programa de cada um deles e ressaltar a importância de pedir pelo CPF na Nota pra poder tirar vantagem em cima disso.

Por isso, antes de pensar em não dar uma chance para a oportunidade, por que você não vem com a gente e entende um pouquinho sobre todo o processo?

Nossa aposta é alta e acreditamos que você não vai se arrepender!

Recapitulando um pouquinho sobre o CPF na Nota

Na postagem passada foi se falado muito sobre como, erroneamente, muitas pessoas ligam essa de “colocar o CPF na nota” à uma espécie de conspiração.

Então, pra gente ganhar tempo, vamos resumir essa prática à uma forma de se assegurar.

Quando você não pede pelo CPF na nota, a empresa onde você realizou a compra não necessariamente tem a obrigação de relatar a sua compra à Receita Federal, ou seja, ela sonega impostos. Pratica crime.

No entanto, quando você o faz, a obrigação surge porque você tem um comprovante fiscal de que realmente realizou a compra, sendo necessário (obrigatório, na verdade), relatar o acontecido ao Governo.

Essa nota, com o seu número de CPF, não fiscaliza seus ganhos e a não necessidade de pagar impostos anuais em cima deles, mas, garante sua segurança em relação aos impostos que você paga.

Todos os anos, são constatadas variações ilegais do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que te fazem pagar a menos ou a mais (o mais comum).

Quando você emite seu CPF na nota fiscal, o Governo se encarrega de que os impostos estejam sendo devidamente cobrados e, em alguns casos, multa ou te ressarce o valor excedido.

Parece bacana, né?

Mas, a razão de muitos caixas e atendentes não saberem te dizer isso, é o simples fato de não falarem sobre isso. Ou seja: lucro.

E como esse tipo de coisa passou despercebido?

Na verdade, não é como se o governo não tivesse tentado te dizer inúmeras vezes a mesma coisa.

O que acontece é que o dito popular prevalece e as pessoas não pensam duas vezes em dizer que “não querem declarar o que realmente ganham” pra não pagar taxas adicionais.

O resultado já se sabe: taxas exorbitantes mal fiscalizadas e pessoas pagando bem mais do que deveriam.

Quer um exemplo? Basta ir ao shopping e comprar a mesma quantidade em redes de fast-food diferentes.

Se a taxa estiver igual, okay. Mas, o que se vê são taxas diferentes, muitas vezes bem maiores que outras.

Sendo assim, não custa nada dar uma chance à nova oportunidade, certo? Afinal, não é de graça.

Em respeito à sua contribuição, o governo te dá um incentivo: o tal programa de benefícios onde, hoje, conheceremos os programas que estão em Manaus.

Nota Manaus ou Nota Fácil? – Como Funciona?

Quem é de Manaus sabe que, atualmente, existem três programas associados às notas fiscais:

  • O Nota Manaus: um sistema de emissão de NFS-E (Nota Fiscal de Serviços eletrônica)
  • A Nota Fácil: o verdadeiro programa de benefícios que acumula pontos e abate no valor do IPTU e programas de premiação em sorteios da prefeitura; e
  • A Malha Fiscal: um programa de fiscalização de empresas que não emitem nota fiscal física ou eletrônica (combate à sonegação de impostos).

O Nota Manaus é uma grande novidade para os empresários e autônomos que emitem Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), modelo I, para pessoas jurídicas.

Trata-se de um sistema que pode ser acessado por smartphones ou tablets para emitir notas fiscais em razão daqueles sem ciência de como faze-lo ou com dificuldade, disponível nos sistemas Android e iOS.

É uma grande novidade porque, normalmente, sistemas para emissão de NFS-e eram separados para pessoas físicas e jurídicas.

Outra coisa bacana é que, se o consumidor (pessoa física) quiser emitir uma nota fácil, ele pode. Fazendo isso, ganha um cupom para participar de sorteios de premiações pelo estado e desconto cumulativo no IPTU.

Por outro lado, a nota fácil funciona apenas como uma espécie de cupom. Todos os meses são sorteados 20 prêmios de mil reais, 4 prêmios de cinco mil reais, 2 prêmios de dez mil reais e 1 prêmio de vinte mil reais.

A tal nota também dá direito à participação de um sorteio especial que pode chegar a somar os cinquenta mil reais.

A “nota fácil” também é chamada de “Nota Premiada” e você pode fazer seu cadastro clicando aqui. Depois disso, é só fazer suas compras colocando o CPF na nota.

Você poderá conferir seus “registros” direto no site e, caso ganhe, o dinheiro é debitado na conta corrente cadastrada em até 90 dias após os resultados.

Boa sorte!

Faça o primeiro comentário a "Programa Nota Manaus – Como Funciona?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*