Auxílio Brasil – Como se Cadastrar no Programa

Primeiramente, o Auxílio Brasil devera a ser pago no mês de novembro de 2021, o certamente o anuncio foi feito pelo ministro da Cidadania, João Roma. Então, Segundo o ministro, disse que haverá um reajuste de 20% nos pagamentos aos cidadãos necessitados.

Além disso, o número de famílias que terão o benefícios será muito maior do que esperado, além dos 14,7 milhões existentes hoje, aumentará para aproximadamente em 17 milhões, com isso irá zerar a fila do programa em dezembro

Portanto isso requer, primeiramente, da autorização da PEC dos Precatórios, que vai obter votos em 2º turno, na Câmara dos Deputados, nesta terça (9).

Sendo assim, se por acaso isso não seja aceito, o Governo Federal irá anunciar outra forma de recursos para investir e seguir com o programa.

Nesse modo, que ainda não teve definição, se o pagamento será iniciado em 17 de novembro, as famílias que estão precisando de ajuda financeira do governo, gera duvidas do que precisa saber para fazer para continuar recebendo o beneficio já que os mesmos depende dele.

Como me cadastro no Auxílio Brasil?

De modo como era feito o processo do  Bolsa Família, o cadastro para o Auxílio Brasil irá ser feito do mesmo modo pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como programas sociais do Governo Federal. Com isso, este programa deve ser atualizado anualmente ou de modo de acordo com as mudanças nas familias.

Portanto, as familias que já são beneficiadas serão transferidas automaticamente para este novo programa. Os pagamentos também deverão continuar como acontece hoje em dia no Bolsa Família, de forma organizada, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS).

Primeiramente, para poder realizar o cadastro no programa do auxílio brasil, para quem não está no CadÚnico. Certamente, necessita que apenas uma pessoa da família se prontifique de passar as informações corretas. Portanto, o membro da família precisa ter, ao menos, 16 anos de idade, documentos pessoais como, (CPF), título de eleitor, e de preferencia, que seja uma mulher.

Então, também será requeridos a apresentação de ao menos um documento de cada pessoas da família. Portanto, serão aceitos: certidões de nascimento, certidão de casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor.

Certamente, este cadastro e quanto a atualização dos dados deverão ser realizado em centros de atendimento como o CRAS, CadÚnico ou do Bolsa Família.

Foto Reprodução: D24AM

Veja o passo a passo para se cadastrar no CadÚnico

  1. Primeiramente, certifique-se o local onde será feito o Cadastro Único em sua cidade. Sendo assim, você deve ir até um Centro de Referência de Assistência Social no caso o CRAS para se obter informações ou procurar a Prefeitura de sua cidade. Certas prefeituras tem uma certa exigência para que você agende para que possa fazer seu cadastramento, planeje-se antes para saber como funciona em sua região.

Documentação comum para todas as familias

Primordialmente, quando for o dia da entrevista, não é preciso que toda a família se direcione ao local de cadastramento. Então, você precisa ser maior de 16 anos, e ser mulher, com isso, você pode cadastrar toda a sua família. Porém, a pessoa que for fazer o cadastro e fornecer as informações será a responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único. E também a entrevista terá um tempo de mais ou menos uma hora, portanto se programe para ir com tempo disponível

O responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve levar ao menos um desses documentos:

  • Titulo de eleitor
  • CPF

No caso de Famílias Indígenas

CPF

Título de Eleitor

Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI)

documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

Família Quilombola

  • CPF
  • Título de Eleitor
  • documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

Outros

O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve estar com um desses documentos de cada pessoa da família:

  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade – RG; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor.

Pessoas que não têm documento

Se por a caso ouve a falta de algum documento sendo seu ou de algum membro de sua família na hora de realizar o cadastro, é obrigação da prefeitura de realizar o cadastro do mesmo modo. Porém neste caso, o seu cadastro vai ficar incompleto e você não conseguirá participar dos programas sociais. Então se atente, a apresentar todos os documentos para que possa para garantir todos seus direitos.

Documentos que não obrigatórios, mas ajudam no cadastro (em todos os casos)

  • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.
  • Carteira de Trabalho.

Auxílio brasil – Locais de cadastro

O cadastro é feito presencialmente e variam de cidade para cidade. Caso não saiba onde é feito o cadastro, informe-se sobre algum Centro de Referência de Assistência Social no caso o CRAS ou um setor responsável pelo Bolsa Família em seu município. Clique aqui para buscar o CRAS mais perto de você.

Auxílio brasil – Atualização do cadastro Cadunico

Terá que atualizar o seu cadastro a cada dois anos (obrigação suspensa, por causa da pandemia) ou se tiver alguma mudança na família.

Exemplos:

  • alguém na família nasceu ou morreu;
  • mudança de endereço;
  • um membro mudou de endereço
  • as crianças entraram na escola ou mudaram de escola;
  • aumento na renda de algum membro da família
  • a família mudou de cidade.

Faça o primeiro comentário a "Auxílio Brasil – Como se Cadastrar no Programa"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*