Documento do Carro Digital – CRLV-e

O documento do carro digital é uma novidade muito importante e um grande avanço nas questões documentais no Brasil

Com tantas coisas acontecendo, ultimamente, que nos impedem de fazer coisas corriqueiras do dia a dia, não poderia ser diferente quando o assunto é documentos de veículos, certo?! 

Toda aquela trabalheira de ir e vir correndo atrás da documentação do veículo ficou no passado, hoje você já pode tirar o documento do carro de forma digital, basta ter internet e um computador, ou um celular que em poucos minutos você terá o documento em mãos e poderá imprimir em casa, na sua impressora comum.

Quer saber mais como isso é possível? Então continue lendo o artigo.

Como fica a autenticidade do documento emitido em casa?

Como você já viu, o documento físico pode ser impresso em casa, na sua impressora comum, quanto a autenticidade do mesmo, fica por conta do CRLV que possui um leitor de QR Code que ao fazer a leitura comprova a validade do documento. 

No entanto, há uma ressalva, no caso de sair do país com o veículo é preciso estar portando o documento impresso. Agora todo território nacional já pode emitir o documento do carro digital. 

Essa é uma nova lei que está presente no território nacional desde o ano de 2018, mas só agora foi concedida a todos os estados e seus municípios.

Foto: Detran RS

Documento do Carro Digital Como Emitir

Se você é pessoa física deverá acessar o aplicativo da “Carteira Digital de Trânsito” e obter o número do RENAVAM e o código de segurança do CRV, agora siga o passo a passo abaixo:

1º passo – Baixe o aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito. Você encontra o mesmo de graça Apple Store e no Google Play;

2º passo – Clique no ícone gov.br e faça o seu cadastro;

3º passo – Ao acessar a tela inicial do aplicativo, você deverá clicar no ícone veículos;

4º passo – Depois clique onde diz “Toque Aqui” para colocar o CRLV;

5º passo – Informe o número do RENAVAM e logo em seguida informe o código de segurança do CRV.

É importante tomar cuidado ao imprimir o documento, veja aqui algumas dicas importantes:

– Na hora de imprimir o documento pegue folha A4, no mesmo tamanho do papel sulfite;

– Se você for pessoa jurídica, não poderá fazer a emissão através do aplicativo CDT.

Caso você extravie o documento, poderá imprimir outro sem custo algum, quantas vezes for necessário.

Emitir os documentos de forma digital sai mais caro?

Não, claro que não, você poderá imprimir a quantidade de documentos que desejar, pois eles são de graça e o melhor é que você poderá fazer isso em sua casa. Os donos de veículos também deverão pagar DPVAT, Licenciamento e IPVA, mas não será necessário pagar novas quantias para obter o documento eletrônico.

Mas, também é preciso informar, que só poderá ter acesso ao documento online, aquele veículo que não tiver nenhum débito em atraso.

Lembre-se que para poder emitir o documento é preciso que a taxa de licenciamento do veículo esteja paga, caso você ainda não tenha efetuado o pagamento, deverá procurar uma rede bancária com o número do RENAVAM para que possa emitir o boleto e pagar.

Depois é só aguardar uns dois dias para que possa imprimir o documento de forma online.

Para mais informações acesse o site oficial do Detran, clique aqui.

Benefícios do documento digital

Além de não ter que pagar para obter o documento, essa nova forma ajuda muito as pessoas a ficarem em casa, pois é necessário ter internet e um aparelho que possa fazer a visualização e se desejar poderá imprimir, em casa, basta ter uma impressora doméstica.

Com a diminuição dos custos as pessoas podem economizar no pagamento e também, não precisam se dirigir até um escritório para obter o documento, não precisam se preocupar com estacionamento e a demora até obter o documento. 

Com a era digital todos os serviços se tornaram mais fáceis e o melhor é que os mesmos são de total segurança. 

O Certificado de Registro e Licenciamento Digital já está presente em todo o país para milhares de portadores de veículos automotores possam usar este serviço de forma fácil e prática facilitando o seu dia a dia.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas, quanto ao pagamento para emitir o documento do carro de maneira online, mas fique sabendo, que não existe nenhuma taxa a ser paga, você mesmo poderá emitir o documento em casa sem custo algum. 

Se alguém quiser cobrar alguma taxa ou despesa, no máximo poderá cobrar o preço da impressão do documento, que deve ser centavos.

Espero que as informações acima possam ter ajudado você a responder as suas dúvidas relacionadas ao documento de carro digital. 

Veja também tudo sobre o saque aniversário FGTS 2021, clique aqui.

Faça o primeiro comentário a "Documento do Carro Digital – CRLV-e"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*