Consultar FGTS Online – Extrato FGTS

O Fundo de Garantia famoso FGTS, foi uma medida criada para resguardar o trabalhador demitido (Que não tenha sido por justa causa).

Trata-se de um benefício obrigatório que acumula-se todos os meses em uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde, no começo de todo mês, o empregador realizada depósitos no valor de 8% do salário do funcionário, sem desconta-lo nesse processo.

Isto é: não existem descontos pela lei. Se seu salário for R$1000,00, o valor a ser depositado na conta vinculada deverá ser R$80,00 e isso não deverá ser descontado do valor total.

Mas, infelizmente, muitas pessoas não sabem disso e, mensalmente, empregadores aproveitam-se da obrigação e fazem o trabalhador “pagar” por algo que deveria ser direito seu.

Sendo assim, não é incomum que alguém estipule receber X e acabe com Y no final do mês, apesar da prática ser errada.

Entenda mais sobre o que é o FGTS, como não cair em maus negócios, consultar seu saldo ou extrato e como sacar o valor.

Mas… pra que serve o FGTS?


Consultar FGTS Online – Extrato FGTS (Foto: Reprodução Caixa Econômica Federal)

Na verdade, o FGTS não é um auxílio do Governo ou um benefício, mas, um valor constituído pela somatória de depósitos todos os meses pelo empregador até que o trabalhador seja, eventualmente, demitido em algum emprego.

Esse valor acumulado, que geralmente acaba descontado do salário do trabalhador – o que não existe e não deve ser tolerado – acaba somando uma espécie de patrimônio.

Por isso, é muito comum imobiliárias perguntarem se você quer dar de entrada um valor x ou y do seu FGTS.

O objetivo desse “patrimônio” é justamente este: auxiliar na aquisição de uma casa própria, cogitar aposentadoria ou, em épocas de crise, permitir o saque em espécie.

Por via de regra, os recursos acabam sendo utilizados pelo trabalhador para a aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Enquanto esse valor não é utilizado, você meio que acaba “emprestando” o saldo total para o Governo Federal que, por sua vez, o utiliza para financiar obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, proporcionar água de qualidade e fazer coleta e tratamento do esgoto sanitário.

Quando você precisa utiliza-lo para alguma coisa, o Governo te devolve com juros e em nada o processo te atrapalha a vida.

Sendo assim, o FGTS acaba sendo a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e até o Saneamento Básico.

Quem tem direito?

Todos os trabalhadores em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) deverão receber o benefício auxiliar.

Essa regra é válida desde 05 de outubro de 1988, mas, como exceção, também possuem direito ao FGTS:

  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores intermitentes (Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);
  • Temporários;
  • Avulsos;
  • Safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais (jogadores de basquete, vôlei, futebol e etc.); e
  • o Empregado Doméstico.

Geralmente, o valor gira em torno dos 8% do valor total do trabalhador, mas, a porcentagem vira 2% quando menores aprendizes são colocados em questão.

Essa porcentagem não deve, em momento algum, ser descontada do salário do trabalhador.

Isso porque é uma obrigação do empregador que deve ser paga por ele até o dia 7 de cada mês. Caso ele não o faça, poderão ser cobrados juros e multas poderão ser consideradas.

Onde posso fazer a consulta do FGTS com meu CPF?

Consultar FGTS Online – Extrato FGTS (Foto: Reprodução Caixa Econômica Federal)

Felizmente, a consulta do saldo ou extrato do FGTS pode ser feita tanto pessoalmente quanto online, contanto que você tenha em mãos seu CPF ou número do PIS.

Se você quiser resolver o problema pessoalmente, basta ir à uma agência com esses documentos em mãos.

Lá, você receberá toda a instrução necessária para prosseguir com o protocolo, o qual pode variar de estado a estado ou organização da agência.

Mas, se você quiser descobrir seu saldo e aproveitar para dar uma olhada no extrato e verificar se os depósitos estão sendo feitos pelo empregador… a boa notícia é que dá pra fazer tudo isso online pelos seguintes canais:

Site Oficial da Caixa Econômica Federal

Como já se sabe, grande parte das transações feitas entre o Governo Federal e o Povo são realizadas pela Caixa Econômica Federal.

Dentre elas, o FGTS também entra na lista e é possível realizar a consulta online de tudo referente ao benefício clicando aqui.

Para ter acesso às informações, é necessário criar um cadastro e uma senha. Para isso, basta informar o número do CPF, NIS ou e-mail e clicar no botão “Cadastrar/Esqueci Senha” no canto inferior direito do quadro.

Feito isso, você será redirecionado para uma página diferente, onde deverá informar todos os seus dados pessoais e, de fato, criar uma senha.

Finalizado o processo, basta fazer login com as informações obtidas e clicar em “FGTS” no menu.

É um pouco trabalhoso, mas, as informações são bem mais completas por esse canal.

Pelo Aplicativo FGTS da Caixa!

Sim, é possível checar as informações de forma bem mais fácil pelo celular também!

Basta fazer o download do aplicativo FGTS (AndroidiOSWindows Phone) e fazer o mesmo cadastro através dele.

Na página inicial, um botão de “Cadastre-se” vai aparecer. Clicando nele, você será redirecionado para preencher um formulário.

Feito isso, basta confirmar o “Não sou um robô” e seguir adiante com a confirmação do cadastro pelo e-mail. Leia e aceite os termos de uso e faça seu login.

Todas as informações pertinentes ao FGTS estarão disponíveis, contanto que possam ser resolvidas de forma online.

E-mail e SMS

Também é possível receber atualizações dos valores mensalmente pelo e-mail ou por SMS direto no seu celular.

Essa opção é pouco procurada, mas, acaba sendo bem mais prática. Isso porque o programa te atualiza sempre que um novo depósito é realizado.

Sendo assim, é um pouco difícil de o empregador te enrolar nesse aspecto. Por isso, vale a pena optar por ela, mesmo que as outras duas opções sejam mais completas.

No entanto, para usar esse serviço, é necessário solicita-lo pelo site ou aplicativo, já que ele não é automático (o que deveria ser).

A opção também fica na tela inicial e basta clicar em “ativar”.

Pronto! Agora você já sabe como tudo funciona e como consultar em tempo real seu saldo. Alguma outra dúvida?

Faça o primeiro comentário a "Consultar FGTS Online – Extrato FGTS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*