Atividades Físicas para Fazer em Casa

Se você também entrou na maré das atividades físicas, provavelmente deve ter acompanhado vários amigos ou blogueiros postando suas evoluções no instagram.

Esse tipo de coisa pode ser um pouco chata para as outras pessoas, mas, se você chegou em um nível de tédio o suficiente pra querer dar uma chance ao que nunca fez antes, é melhor tomar cuidado: pode se machucar.

No entanto, se exercícios já fazem parte da sua rotina e você está buscando por atividades físicas para fazer em casa sem prejudicar o seu desempenho, saiba que é um pouco mais difícil do que parece.

Atividades físicas em ambientes como clubes ou academias são fáceis de serem realizadas, porque nesses lugares existem equipamentos adequados. Mas, em casa, as opções são reduzidas e o esforço é um pouco maior.

Mas, quem vai te explicar isso é seu próprio corpo e as opções que daremos são de longe muito complicadas. Por isso, esteja aberto a sugestões e vamos em frente.

Atividades Físicas ao “ar livre” ou em casa

O termo “ar livre” é normalmente utilizado para descrever lugares espaçosos, mas, na ausência deles, uma área ou uma sala com os móveis empurrados para lá e para cá podem ser o suficiente.

Você ficaria surpreso da quantidade de coisas que é possível se fazer sem equipamento algum. Mas, talvez mais surpreso ainda em conhecer modalidades pouco faladas no dia a dia.

FitDance

FitDance SpaceAtividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Equipe FitDance)

Se você não conhece a modalidade, a chance de se apaixonar é bem alta. Isso porque o FitDance é uma modalidade que reúne passos de dança e movimentos extensivos para tirar o melhor de você.

Tudo o que você precisa é de um espaço e uma televisão em casa. Mas, não precisa se preocupar se não souber os passos. Existem vídeos anteriores à performance que mostram o passo a passo.

Treino Funcional ou Ginástica

Treinamento funcional: os benefícios e quem pode fazer

Atividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Pixabay)

Pra quem não sabe, essas são duas modalidades diferentes que nada tem relação uma com a outra.

O treino funcional se baseia no uso de equipamentos – ou não – para facilitar movimentação no dia a dia, geralmente voltado para quem trabalha muito tempo fazendo alguma coisa específica.

Mas, por outro lado, a ginástica se foca em alongamentos e aqueles exercícios dos anos 80. Pode ser mais divertido juntar a família, nesse caso.

Yoga ou Pilates como atividades físicas

Quais são as diferenças entre pilates e yoga? - Sempre Bem Pilates

Atividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Pixabay)

A Yoga entra aqui como uma espécie de modalidade de relaxamento. Ajuda a aliviar dores, tensões, promove o equilíbrio do corpo e, ainda, te ajuda a lidar com o estresse por técnicas de respiração.

Por outro lado, o foco do pilates é direcionado para correção postural, desenvolvimento muscular, flexibilidade, alongamento e aumento da capacidade de concentração.

Mas, cuidado. Como a oxigenação se torna diferente nessas modalidades, não é incomum se sentir um pouco tonto ou passar mal nos primeiros dois ou três dias.

Se os sintomas persistirem, é melhor parar por aí. Pode ser que esteja fazendo algo de errado ou as modalidades não se encaixem bem ao seu perfil no momento.

Body Combat

Body Combat #05 - Treina em Casa ®

Atividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Equipe BodyCombat)

Gosta de dançar? Já treinou alguma arte marcial específica? Então, essa opção é feita inteiramente pra você.

Por sua vez, o body combat engloba passos de dança a posturas de artes marciais. É um pouco diferente e existem muitos vídeos no youtube pra ajudar a esclarecer, mas, nada impossível.

É possível fazer em grupo, inclusive, mas, tudo depende do espaço que se tem disponível, para não acabar machucando as outras pessoas sem querer.

Meditar conta como parte de atividades físicas?

5 dicas para você começar a meditar - RENOVA Mídia

Atividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Pixabay)

Talvez. Depende muito do seu dia a dia e sua predisposição para a meditação.

A modalidade é ideal para pessoas que têm um dia a dia muito agitado e que sofrem de estresse, ansiedade e depressão.

A meditação trabalha com o corpo e a mente para “clarear” suas ideias e tornar sua vida mais pacífica, mas, não é fácil colher os resultados.

É necessário perseverar e estar disposto a mudar de vida e conhecer a si mesmo. No entanto, isso é uma coisa meio complicada no século 21, já que as pessoas querem tudo “na hora” e não gostam de esperar.

Uma opção para alcançar uma mente saudável é praticar o Mindfulness, meditação em movimento, que consiste em técnicas para estimular a atenção plena, o aumento da concentração, a melhora da respiração e a diminuição do ritmo cardíaco.

Mas, cuidado: evite a prática se tiver algum problema de saúde que a contra-indique.

Ballet Blend como parte das suas atividades físicas

Ballet Blend - Ballet Blend

Atividades Físicas para Fazer em Casa (Reprodução: Pixabay)

Por fim, a dança pode acabar sendo a melhor forma de combinar atividades físicas com necessidades básicas como concentração, equilíbrio e noção de espaço.

O Ballet Blend é uma modalidade que mistura princípios de balé com ginástica e dança em geral visando fortalecimento do tônus muscular, estimulação do gasto de energia, aumento da flexibilidade do corpo e da concentração.

No entanto, ele acaba sendo voltado para pessoas com experiência prévia no ballet ou para aqueles pacientes o suficiente para dar um passo de cada vez.

Faça o primeiro comentário a "Atividades Físicas para Fazer em Casa"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*